TRAJETO

Trajeto

Trajeto da Rota de Cicloturismo

das Pedras Preciosas

A Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas é formada pela cidade de Padre Paraíso, que está localizada no Vale do Jequitinhonha, as margens da BR 116; e pelas cidades de Novo Oriente de Minas e Pavão, ambas localizadas no Vale do Mucuri e as margens da rodovia MG 409.

Em comum, essas cidades tem no comércio e na exploração de pedras preciosas, parte de sua história e de seu cotidiano, daí o tema principal desta rota de Cicloturismo estar ligado ao universo da mineralogia.

Ponto de Partida

Padre Paraíso

O ponto de partida para a Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas é a cidade de Padre Paraíso.

Porém, antes de iniciar o percurso, uma boa dica é visitar alguns atrativos locais, como a belíssima Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe da Igreja, localizada bem no centro. 

Em caso de estar na cidade num sábado pela manhã, um programa imperdível é conhecer a Feira Livre, que também acontece na região central, e provar as delícias da culinária típica local como biscoitos, rapaduras, queijos, e frutas fresquinhas vindas direto da roça, e que vão reforçar o seu estoque para a viagem.

A Praça Águas Marinhas, recém reformada, é outro ponto de encontro de moradores e visitantes e também vale uma parada.


Padre Paraíso

Vale do Jequitinhonha

SAIBA MAIS

Diário de Bordo

Você poderá adquirir o seu Diário de Bordo, confeccionado manualmente por um escritor de Padre Paraíso, Leandro Bertoldo, onde terá em mãos o mapa do trajeto, as atrações do percurso, fazer anotações sobre as suas impressões da viagem, destacar e deixar nos pontos de parada as suas opiniões, elogios, agradecimentos e dicas para os próximos cicloturistas.

Onde adquirir o Diário de Bordo?

Ateliê Árvore das Letras

Telefone: +55 (33) 98461-2688

Siga-nos

Também é no Diário de Bordo que você irá carimbar a sua passagem pela Rota ao longo dos pontos de parada, e receber o seu certificado ao final do trajeto, na cidade de Pavão.

Pontos de Carimbo

  • Padre Paraíso

    • Secretaria de Cultura e Turismo de Padre Paraíso
    • Ateliê Árvore das Letras
    • Ateliê Terra do Sol
    • Bar do Senhor Murilo (Povoado de Barra Nova II)
  • Novo Oriente de Minas

    • Padaria Kibom (Povoado de Ribeirão de Santana)
    • Restaurante Cantina Mundial (Distrito de Americaninha)
    • Cachoeira da Poaia
    • Rei do Queijo
    • Empório Delícias de Minas
    • Cantin Mineiro
  • Pavão

    • Divisão de Cultura e Turismo de Pavão

Para receber o certificado você deverá ter o mínimo de 1 carimbo em cada município.

Todo o material é feito com muito zelo, afetividade, tem um acabamento único e ainda vai servir como uma bela recordação da sua jornada, e tudo isso por um preço bem simbólico, que irá contribuir para a continuidade dos trabalhos dos artistas locais. 

Ao receber o seu Diário de Bordo, você ainda ouvirá de brinde uma bela música, cantada por Leandro, que conta um pouco do universo da descoberta das pedras preciosas na região. Sem dúvida, um ótimo incentivo para iniciar a sua viagem!

Visite em Padre Paraíso!

Ateliê Terra do Sol

O alteliê do artista Armando Ribeiro, é um local especial para ser visitado em Padre Paraíso.

Além das belas peças em cerâmicas e madeiras produzidas manualmente, o espaço inspira arte e cultura, com o seu belo paisagismo e outros artigos que permeiam o cotidiano do Vale do Jequitinhonha e o universo místico que habita a alma do anfitrião.

O Ateliê também vende a cerveja artesanal oficial da Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas, que é a Cerveja Poaia, nome dado a um possível local, onde os antigos garimpeiros acreditavam estar localizada uma grande quantidade de pedras preciosas. 

Hoje, além de dar nome à cerveja oficial da Rota, Poaia também é uma das principais atrações turísticas deste roteiro. Trata-se de uma linda cachoeira que você encontrará ao longo do trajeto.

Visite o Ateliê Terra do Sol e venha sentir esse gostinho de arte e gastronomia antes de iniciar a sua viagem.


Contato para visitar o Ateliê Terra do Sol

Telefone: +55 (33) 98412 3157.

Siga-nos

Trajeto

De Padre Paraíso

até o Povoado de Barra Nova II

Saindo de Padre Paraíso o desafio começa no trecho de maior altitude de toda a Rota.

Prepare-se

Você vai se deparar com duas subidas bastante íngremes, que exigirão esforço e muita paciência. 

A primeira subida é conhecida como o “Morro do Quebra Rabicho”. Já a segunda subida é conhecida como o “Morro das Torres”.

Toda a dificuldade encontrada nas duas subidas valerão a pena com a paisagem deslumbrante do vale de montanhas que você encontrará ao iniciar a sua descida. 

São cerca de 17Km desde Padre Paraíso até o Povoado de Barra Nova II, onde você encontrará um bar, conhecido como Bar do Senhor Murilo, em que poderá tomar uma água ou refrigerante, antes de seguir um pouco mais a frente, e aí sim, fazer um lanche reforçado.

  • Dica: saia bem cedo, pois este é o trajeto

    de maior dificuldade de altimetria da Rota.

    Trajeto

    Do Povoado de Barra Nova II

    até o Povoado de Ribeirão de Santana

    Apenas 6Km separam o Povoado de Barra Nova II até o Povoado de Ribeirão de Santana. Uma vez em Ribeirão de Santana, você poderá fazer um lanche na Padaria Kibom, que já tem até a sua decoração inspirada no ciclismo.

    O local costuma atender com freqüência praticantes desse esporte. Não deixe de experimentar os deliciosos pastéis, pães de queijo e a famosa mate-cola, refrigerante típico da região, e que são servidos no local. 

    Se alimente bem, pois depois serão mais 27,5Km até o próximo destino, o Distrito de Americaninha, que faz parte do município de Novo Oriente de Minas.

    Trajeto

    Do Povoado de Ribeirão de Santana

    até o Distrito de Americaninha

    Novo Oriente de Minas

    Parada para o almoço

    A parada para o almoço é no Restaurante Cantina Mundial, no Distrito de Americaninha, que pertence ao município de Novo Oriente de Minas.

    Tudo é bem simples, porém, as refeições são preparadas com muita higiene e o atendimento humanizado é por conta da casa. 

    O preço é justo e o local para hospedagem também pode ser organizado ali mesmo. Apesar de não haver o conforto de um hotel ou pousada, o receptivo familiar lhe proporcionará a oportunidade de entrar em contato com o dia a dia de quem vive num típico vilarejo do interior mineiro.

    Contato para agendamento de alimentação e hospedagem no Distrito de Americaninha:

    Telefone - WhatsApp: +55 (33) 99971-7393 com Jussara.

    Distrito de Americaninha

    Atenção

    Você tem a opção de não se hospedar no Distrito de Americaninha, contudo, irá pedalar mais 50Km até a cidade de Novo Oriente de Minas, que é o próximo local onde haverá hotel e pousada.

    Porém, saiba que a depender do seu ritmo de pedalada, ou eventuais contratempos, poderá estar na estrada durante o período da noite, o que não é recomendável.

    Trajeto

    De Distrito de Americaninha

    até Novo Oriente de Minas

    Novo Oriente de Minas

    Cerca de 50Km separam o Distrito de Americaninha até a cidade de Novo Oriente de Minas.

    Esta é umas das partes mais bonitas do trajeto da Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas.

    Por isso, recomendamos fazê-lo com calma e apreciando cada preciosidade que o percurso oferece.

    Logo no caminho, e como cartão de visita, você avistará uma icônica formação rochosa conhecida como “Três Pedras”,

    um ótimo ponto para tirar boas fotos. 

    Um pouco mais a frente tem-se a entrada para a Cachoeira da Poaia, lugar de ambiente agradável, cheio de natureza e uma queda d´água com delicioso poço para banho. Local ideal para fazer um lanche antes de chegar até a cidade de Novo Oriente de Minas.

    Contato para agendamento para conhecer a Cachoeira da Poaia e lanche no local:

    Telefone - WhatsApp: +55 (33) 98814-04516.

    Siga-nos

    Bem vindos a

    Novo Oriente de Minas

    A cidade de Novo Oriente de Minas oferece como principais atrativos os produtos da sua culinária típica.

    Você vai se deliciar com saborosas quitandas preparadas pelos moradores e vendidas nos mercadinhos locais. 

    O mais famoso queijo da região é vendido ali. Trata-se nada menos de um empreendimento chamado Rei do Queijo, onde além de poder provar e comprar essa iguaria, você também poderá ver a sua preparação bem no fundo do estabelecimento. 

    Na mesma rua do Rei do Queijo, dois empórios vendem artesanatos e outras guloseimas de dar água na boca. São eles: o Empório Delícias de Minas, com seus biscoitos, broas, rapaduras, méis, dentre outros produtos; e o Cantin Mineiro, que conta, além de produtos culinários, com peças de artesanato para serem levadas como lembrança da região.

    Vale a pena uma visita nesses estabelecimentos!

  • Empório Delícias de Minas

    Button
  • Trajeto

    De Novo Oriente de Minas

    até Distrito de Limeira

    Pavão

    Da cidade de Novo Oriente de Minas até o Distrito de Limeira, que já pertence ao município de Pavão, são cerca de 15Km.

    A dica é adentrar no Distrito para uma pausa, recuperar as energias, tomar uma água e comprar alguns produtos para alimentação nas mercearias locais, para fazer um inesquecível piquenique a beira do Rio Mucuri, logo adiante. 

    Este é o último ponto de apoio antes chegar à cidade de Pavão, que está a cerca de 41Km de distância. Portanto, saia cedo para aproveitar o dia e ganhar tempo para chegar na cidade de Pavão e encontrar os restaurantes ainda abertos para o almoço.

    Trajeto

    De Distrito de Limeira

    até a cidade de Pavão

    Pavão

    Este trecho também é considerado um dos pontos mais marcantes do trajeto da Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas. Apesar de longo, cerca de 41Km, o percurso oferece paisagens belíssimas para pedaladas e paradas para apreciar as paisagens. 

    Uma sugestão de parada é na beira do Rio Mucuri, que margeia boa parte do percurso. Em um dos trechos, o Rio Mucuri forma uma verdadeira praia de água de doce, com bancos de areia, árvores e água corrente, o que convida qualquer cicloturista para um gostoso piquenique e contemplação da natureza. Cuidado ao tomar banho no rio, pois além da correnteza, a área conta com pedras escorregadias, que facilitam uma eventual queda. 

    Prosseguindo a viagem, outro ícone regional desponta de forma esplendorosa no horizonte. É a Pedra do Lambuza, um imenso monólito que não há quem não a admire e se inspire para tirar belíssimas fotos. 

    Após a Pedra, você estará perto de chegar a Pavão. Muita atenção no trecho final do percurso que conta com 5Km de asfalto, onde transitam diariamente muitos veículos e não há, ainda, sinalização indicando a presença de ciclistas na rodovia. 

    Na chegada em Pavão você encontrará uma cidade típica do interior de Minas, com ares de tranqüilidade, acolhimento e belas praças que convidam para um delicioso sorvete no final de tarde. Mas, antes disso, não deixe de almoçar num dos restaurantes da cidade, que servem a tradicional e inigualável culinária mineira.

    Certificado de conclusão da Rota

    Parabéns, você concluiu com sucesso a Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas!

    Agora é só retirar o seu certificado na Divisão de Cultura e Turismo de Pavão e descansar em uma das hospedagens da cidade.

    Esperamos que tenha aproveitado bastante as experiências deste roteiro, e leve na lembrança preciosidades para compartilhar com outros aventureiros! Foi um prazer ter a sua companhia e esperamos te ver em breve!

    Retirada do Certificado de Conclusão da Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas na cidade de Pavão:

    Divisão de Cultura e Turismo de Pavão

    Rua Olegário Maciel, 18, Centro, Pavão - MG

    De segunda a sexta-feira,

    das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h.

    Share by:
    ...